Vidro

Precisa de Vidro em BH?

(31) 3433-6085 | (31) 99654-9233

    Vidro

    De todos os materiais que existem, com certeza o que detém maior versatilidade é o vidro. Afinal de contas, ele é muito maleável e também é capaz de se adaptar a qualquer tipo de projeto, por exemplo. Não é à toa que tem sido cada vez mais comum observar esse material dentro de casas.

    No entanto, além das residências, muitos comércios também estão se aproveitando das características do vidro para obterem alguns benefícios. Através dele, torna-se possível adequar às suas necessidades, uma vez que ele é bem personalizável.

    Inclusive, ele tem se tornado cada dia mais comum em diferentes projetos de construção civil para os mais diversos tipos. Nesse texto, iremos falar com um pouco mais de propriedade sobre o vidro e alguns dos seus tipos.

    Vidro comum

    O vidro comum com certeza é o mais antigo que existe no mercado, uma vez que ele detém um processo mais simples de produção. No entanto, é interessante salientar que, apesar de ser transparente, ter boa durabilidade e boa resistência química, ele não é dos mais seguros.

    Dizemos isso devido ao fato de que, no caso dele quebrar, ele tende a gerar pedaços maiores e que são cortantes. Sendo assim, é capaz de gerar acidentes. E é por esse motivo que ele vem caindo em desuso, por priorizar a segurança em todos os processos.

    A grande parte das pessoas optam pelo vidro temperado Blindex, que além de oferecem maior resistência são mais seguros. No entanto, caso queira optar pelo vidro comum, saiba que pode utilizar nos seguintes locais:

    • Banheiros;
    • Lavabos;
    • Salas;
    • Quartos;
    • Closets;
    • Cozinhas;
    • Home-theater;
    • Garagem etc.

    Vidro temperado

    Como dito, o vidro temperado possui uma resistência maior do que o comum. Dizemos isso devido ao fato dele ser capaz de resistir a choques em uma proporção de até cinco vezes maior que o comum, apesar de terem espessuras semelhantes.

    Além disso, trata-se de um vidro de segurança, uma vez que, se porventura se quebrar, ele se fragmenta em menores pedaços, o que impede a formação de cacos pontiagudos. Ou seja, evita com que ocorra acidentes mais graves.

    Ademais, a sua resistência possibilita a utilização em aplicações estruturais, sem que haja a necessidade de caixilhos. O tratamento térmico de têmpera é um processo de aquecimento gradativo, até que atinja a temperatura de 700°C.

    Ou seja, o estado plástico seguido de brusco resfriamento. Esse choque térmico faz com que ele adquira mais resistência à flexão do que o comum. Além de ser capaz de suportar diferenças de temperaturas de até 200°C.

    Vidro laminado

    Esse também é um tipo de vidro de segurança, o qual é composto por duas ou mais placas de vidros, as quais devem ser unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB. Dessa forma, também a torna mais resistente a impactos no geral.

    Nesse caso, caso o vidro laminado também se quebre, os fragmentos devem ficar presos na camada intermediária de PVB. Este, por sua vez, é mais elástico e detém alta resistência elástica. Portanto, absorve melhor o impacto e mantém os estilhaços, até que haja a substituição do vidro.

    No entanto, além de aumentar a resistência a impactos, a película plástica de PVB também detém a função de filtrar em cerca de 99,6% os raios ultravioletas, os quais são os responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos.

    Outra coisa que não podemos deixar de citar é o fato de o vidro laminado ter por característica a diminuição de ruídos, o qual só é possível devido ao amortecimento das vibrações sonoras contidas na camada de PVB.

    Sendo assim, o vidro laminado também se torna uma boa escolha para aquelas pessoas que querem um bom isolamento acústico. Outra coisa bem interessante está no fato desse tipo ter diversas espessuras e cores, o que o torna capaz de se adaptar a diversas situações.

    Vidro de controle solar

    Um outro tipo de vidro é o de controle solar, o qual tem sido muito procurado nos últimos dias no mercado. Em suma, esse tipo reúne a modernidade com a possibilidade de decoração, o que deixa o ambiente mais bonito.

    Esse tipo é muito comum em locais que tenham ar-condicionado, uma vez que ele tende a ajudar a economizar na energia elétrica. E isso acontece devido ao fato de ser capaz de inibir a passagem de raios solares. Por consequência, melhora a manutenção da temperatura do local.

    Vidro refletivo

    Na verdade, o vidro refletivo é um outro nome que se dá para o vidro de controle solar. Nesse caso, as suas principais vantagens estão no fato de:

    • Ter alta transmissão luminosa;
    • Maior eficiência energética;
    • Controlar o calor.

    Além do mais, o vidro refletivo também é bem conhecido como vidro espelhado. Isso acontece devido ao fato de em sua face externa ter instalado uma camada metalizada, cuja função é de refletir os raios solares, e é daí que vem o nome.

    É isso que vai fazer com que haja a redução na passagem de calor para o interior dos ambientes. Ou seja, acaba por levar maior conforto e reduz o consumo de energia elétrica.

    Vidro impresso

    Em relação ao vidro impresso, trata-se de uma opção bem inteligente para aqueles que querem eliminar por inteiro a visibilidade de um determinado lugar, mas sem que se perca a luminosidade do ambiente. Através do vidro impresso, isso é possível.

    Inclusive, com ele, você reforça a sustentabilidade, uma vez que ele proporciona a redução de gastos com energia elétrica, de uma certa forma. É por essa razão que muitos designers e projetistas se tornaram adeptos a essa variedade de vidro.

    Porque é possível utilizá-lo em fachadas inteiras, janelas ou divisórias. Dessa forma, é capaz de oferecer privacidade parcial, além de oferecer uma formação de uma luz difusa, a qual é capaz de iluminar por igual os espaços internos.

    Fora isso, é interessante salientar que os vidros impressos podem ser temperados, laminados, espelhos, serigrafados ou pintados a frio, por exemplo. Sendo assim, permite a criação de peças um pouco mais diferenciadas.

    Qual o preço de uma peça de vidro?

    Como você pode notar, há vários tipos de vidros, e o valor varia de acordo com o tipo do qual você necessita. Por isso, para obter essa informação com mais detalhe, a melhor coisa a se fazer é fazer um orçamento conosco!

    Nossa vidraçaria em BH atende toda a região metropolitana, solicite um orçamento.

    Solicite um orçamento

    © Vidraçaria BH. Otimizado por Lucas Ferraz.