Você sabe quando inventaram o vidro? Entenda como essa descoberta mudou a humanidade.
Muitas pessoas pensam que o vidro é uma invenção humana. Mas, sinto lhe dizer, não é! Ela é somente uma descoberta de nós, meros Homo Sapiens Sapiens. A mais de 1000 anos atrás, os povos fenícios que eram comerciantes, em um dia na praia, acabaram por descobrir o material após uma fogueira.
O negócio foi simples, a presença de nitrato de sódio e a união do fogo e da areia deu esse resultado. Mas, a história também registra que os Romanos foram os grandes aprimoradores da arte de uso desse material.
Mesmo porque eles passaram a desenvolver técnicas de lapidação, pintura, coloração, modelagem e gravura. Nesta matéria, iremos te explicar mais sobre a história desse material fascinante nos tempos modernos do vidro.
Acredite se quiser, durante a idade média, o processo de fabricação do vidro foi mantido escondido sob 7 chaves, simplesmente para evitar espionagem.
Aconteceu que as técnicas que eram empregadas na França, foram levadas para a Inglaterra no século 18 e 19.
Em 1680 John Bowles pagou altas somas de dinheiro para subornar pessoas a passar o processo do vidro trefilado.
O inglês Georges Bontemps e Robert Lucas Chance foram duas pessoas que se destacaram na história do vidro. Eles procuraram por volta do ano 1832 juntos, conseguir os segredos dos artesãos franceses de todo o processo de fabricação do cilindro soprado.
O vidro é um material muito versátil, e com isso, é possível utilizá-lo para diversos tipos de embalagens, desde alimentos a bebidas, por exemplo. Em sua composição, estão o calcário, barrilha, alumina, areia, corantes e descolorantes.
Sendo assim, diferente de outros materiais como o PVC – plástico -, o vidro é inerte, e não interage com nenhum elemento químico quando usado como embalagem ou outras coisas. Isso facilita o seu uso em diversas aplicações.
Em um primeiro momento, como o Homem não dispunha de nenhuma tecnologia disponível, ele era feito em formatos maciços de bloco, por exemplo. No entanto, só depois do ano 2000 a.C. o Homem dominou a sua técnica e formou vasilhas com uma forma de barro como molde.
Contudo, 500 anos depois, em 1500 a.C, os egípcios passaram a usar o vidro em janelas. A moldagem era feita com a massa sendo derramada em uma mesa. No entanto, depois disso, era moldada e amassada com um rolo para chegar no resultado.
A invenção surgiu na Síria, no século 1 a.C, sendo os Sírios os seus criadores. Lá eles criaram as primeiras garrafas de vidros que se tem conhecimento. Foi nessa época onde a técnica de soprar apareceu e permitiu a criação de objetos ocos.
Assim, foi quando inventaram o vidro para garrafa.
A partir desse momento, criou-se potes, copos e garrafas. Nesse período também, o Homem passou a usá-lo como utensílio para armazenar alimentos, carnes e outros tipos de comidas, como por exemplo as frutas.
Mas foi apenas durante a idade média que ele passou a se tornar útil tanto para cozimento quanto para transporte.
Não há como negar que a criação do vidro revolucionou o mundo, assim como o fogo. A criação de copos, pratos e garrafas possibilitou muitos avanços em relação a forma como usamos os alimentos no nosso dia a dia.
Entretanto, ele também permitiu a criação do espelho, óculos, TV, smartphone, tablet, computadores, rádios, máquinas de tirar fotos e até lentes de contato para os olhos. Isso melhorou o bem estar da população mundial. Utiliza-se tanto em invenção moderna e atual.
Existe uma gama de tipos de vidro, e cada um com uma diferente finalidade. Os mais comuns são:
E muitos outros tipos.
Sim, o vidro por ser um tipo vantajoso de material, pode sim ser reciclado em 100%! Ele pode ser usado e reciclado para novas matérias-primas, e até de outros tipos de vidros. E diferente de outros tipos de materiais recicláveis, ele não perde qualidade ao ser utilizado novamente, e nem deixa de ser puro
No momento em que é feita a reciclagem, o vidro passa a ser separado por cores, tipos e embalagens. Mas, existem algumas regras, como por exemplo: as embalagens de vidro de copos não podem ser usadas para a criação de janelas.
As cores mais comuns do vidro são:
O vidro é levado às vidrarias e lá passa por um processo de seleção, lavagem e trituração. E depois disso seus restos são misturados com alguns outros materiais como: areia, sódio, calcário e mais alguns minerais.
© Vidraçaria BH. Otimizado por Agência de Performance em BH.